terça-feira, 20 de março de 2012

Tirando dúvidas - Iluminação I


Para luz dirigida, difusa, para trabalhar, estudar, no quarto e na sala, quais os modelos certos para cada um? Quais as diferenças entre eles?

Ambientes diferentes demandam intensidade de luz e tipo de lâmpadas diferentes. A lâmpada dicróica dá brilho é uma luz aberta. Já a lâmpada AR dá uma luz de foco, é mais fechada. A lâmpada fluorescente, além de econômica dá uma luz geral ao ambiente, essa lâmpada tem sido frequentemente trocada por fita de led, por ter maior durabilidade. As lâmpadas incandescentes consomem mais energia que as lâmpadas fluorescentes. É bom mesclar alguns tipos de lâmpadas em um mesmo ambiente criando cenas adequadas para cada tipo de local. Saber escolher a lâmpada correta para cada tipo de luminária, além de racionalizar o consumo, pode oferecer conforto e qualidade de luz.

Outro aspecto importante é a temperatura de cor que corresponde a tonalidade da luz, exemplos: amarela, branca, neutra, azul, etc. Para ambientes de trabalho, cozinha, lavanderia e escritório recomenda-se luz branca, já que proporciona maior clareza e deixará a pessoa que usa o ambiente mais alerta e ativa. Além disso, a luz branca remete a sensação de limpeza e frescor. Já a luz amarela oferece maior conforto e aconchego, sendo ideal para salas e quartos.

Deve-se dar atenção especial para áreas com TV e banheiros, pois a luz não deve refletir na televisão ou criar sombra durante a maquiagem ou a barba, por isso a escolha correta da peça pode evitar alguns incômodos. Em sala de TV a luz não deve ser muito intensa para criar cenas adequadas para assistir com conforto a televisão, mais uma vez o uso do dimmer é bastante aconselhável.

O material e a cor da luminária também devem ser levados em consideração, já que a peça pode bloquear ou refletir a luz e não oferecer a iluminação adequada.

Para ambientes onde acontecerá leitura aconselha-se o uso de abajur ou luz de foco, podendo direcionar a luz para o livro, jornal ou revista.

Para salas de jantar, o uso de lustres em mesas de jantar, dá uma luz intensa e necessária para eventos e jantares, por isso aconselhamos mesclar o lustre com luzes menos intensas, como arandelas ou lâmpadas embutidas em sancas para criar cenários mais propícios para uma conversa ou um jantar romântico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário