sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Profissionais de decoração comemoram crescimento



Segundo a Associação Brasileira de Designers de Interiores, o mercado de decoração cresceu cerca de 500% nos últimos 10 anos no Brasil. Ainda segundo a pesquisa, a procura por profissionais como decoradores e designers aumentou seis vezes mais no mesmo período. Entre os motivos para o crescimento podemos destacar o aumento da renda dos brasileiros nos últimos anos e a ampliação da classe média e da classe C que se configurou em um vigoroso mercado para atuação de diversas empresas, dentre as quais as de decoração. Isso mostra que os brasileiros não apenas desejam a casa própria, mas também conforto e beleza dentro dela.

Hoje, é entendido que o planejamento de uma obra e o auxílio de profissional adequado faz toda a diferença no projeto final e representa um custo em torno de 2% a 5% do valor total da obra. Além de apresentar um melhor custo-benefício em curto prazo, evita e prevê problemas de infra-estrutura. O planejamento prévio permite, ainda, otimizar espaços internos e de convivência, evitando desperdícios de áreas, diminuir possibilidades de erros e desperdício de materiais.

Uma das maiores dificuldades que encontramos para execução de construções e reformas é pensar de maneira integrada a obra com os projetos de acabamento. Esse intercâmbio poderia reduzir tempo e gastos. Geralmente, a execução de uma obra envolve um grande número de especialistas que, muitas vezes, apresentam problemas que podem ser eliminados ou até minimizados por meio de uma articulação eficiente e da integração dos projetos. A compatibilização dos projetos, realizada por um engenheiro ou arquiteto, permite também essa integração com todas as partes da obra que envolvem os projetos hidráulicos, elétricos, luminotécnicos, dentre outros.

Além disso, um bom planejamento gera valor agregado ao imóvel, uma vez que possibilita medir objetivamente o desempenho e a evolução do projeto, confrontando o custo real e o planejado. O mercado brasileiro de decoração e projetos está em ascensão e permite a execução de trabalhos cada vez mais econômicos e sustentáveis, aliando sofisticação e tecnologia.

Artigo publicado no Jornal Hoje em Dia de 03/08/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário