segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Deixe sua casa mais aconchegante

Foto: Dreamstime
Carregando...


























Uma boa iluminação pode tornar qualquer lugar muito mais aconchegante. A luz tem influência direta no humor das pessoas. Por isso, é preciso tratar desse assunto com bastante cuidado e fazer com que cada cantinho da sua casa fique agradável para você curtir os momentos ao lado de sua família.

Mas, para acertar, calcule a quantidade de luz e o modelo de acordo com o papel de cada espaço, a disponibilidade de luz natural e os hábitos dos moradores. Afinal, a iluminação tem o poder de criar sensações de conforto e bem-estar. "A iluminação deve estar em sintonia com o estilo e o conceito do ambiente", afirma a especialista em decoração Izabel Souki, de Belo Horizonte.

Apesar dos diferentes tipos de abajures, suas funções se limitam à proposta de iluminar pequenos focos. "Servem para destacar algum objetivo decorativo, ajudar na leitura ou no trabalho", afirma a arquiteta Aline Rodrigues Meira, de São Paulo.

Vale lembrar que é preciso atenção aos tipos de lâmpadas. "Ambientes diferentes demandam intensidade de luz diferente", destaca Izabel. Confira alguns tipos de lâmpadas indicados pela especialista e suas funcionalidades:

- Dicróica - Dá brilho e é uma luz mais aberta.

- AR - Oferece uma luz de foco. É mais fechada.

- Fluorescente - Além de econômica, proporciona uma luz geral ao ambiente. "Tem sido frequentemente trocada por fita de LED, por ter maior durabilidade." As compactas podem ser encontradas com luz branca ou amarelada.

- Incandescentes - Esquentam mais e consomem mais energia; produzem uma luz mais amarelada.

"Você também pode mesclar alguns tipos em um mesmo lugar, criando cenas adequadas para cada local", ressalta Izabel. “Saber escolher a lâmpada correta pode oferecer conforto e qualidade de luz."

Então, vamos lá. Antes de mais nada, analise qual a finalidade do seu abajur. Nesse momento, devem ser levados em conta cor, tamanho, acabamento, móveis e a real necessidade de luz naquele local.

Confira algumas dicas de Aline e Izabel para deixar os ambientes da sua casa mais gostosos:

- Temperatura da luz - Para locais de trabalho, cozinha, lavanderia e escritório, recomenda-se luz branca, que oferece maior clareza e deixa você mais alerta e ativa. Além disso, segundo Izabel, remete à sensação de limpeza e frescor.

Já a amarela proporciona mais conforto e aconchego, sendo ideal para salas e quartos.

- Salas e quartos - Uma luz dirigida pode destacar algum objeto. São bem-vindos abajures de chão, modernos, rústicos ou coloridos. Valem também aqueles de mesa, ou os mais clássicos.

“Para salas de jantar, o uso de lustres sobre as mesas oferece a claridade necessária para eventos e jantares. Por isso, sugerimos mesclar com luzes mais fracas, como arandelas ou lâmpadas embutidas, para criar cenários propícios para uma conversa ou um jantar romântico", ressalta Izabel.

- Estudo, leitura e trabalho - Para ambientes de leitura, aconselha-se o uso de abajur ou luz de foco, direcionada para o livro, jornal ou revista.

- Sala de televisão - A luz não deve refletir na televisão, para não atrapalhar quem estiver assistindo a algum filme. Por isso, evite algo muito claro. Izabel aconselha o uso do dimmer, dispositivo que varia a intensidade da luz.

- Banheiros - Evite luzes em cima do espelho. Isso pode criar sombras durante a maquiagem. O correto é usar arandelas para iluminar o local.

É preciso lembrar que a iluminação também está diretamente ligada à distribuição dos móveis e dos objetos decorativos. "E, claro, tudo isso está relacionado ao contexto da casa e aos gostos dos proprietários", ressalta Aline. Por isso, nunca deixe de pensar nesse assunto na hora de planejar a sua decoração.

A criação de cenas e o uso correto da luz e da sombra, segundo Izabel, podem dar a sensação de requinte e conforto. "Com técnica e bom gosto, podemos usar as peças de iluminação para fins de decoração, já que são inúmeros os designs de luminárias." Usar luzes atrás da cabeceira da cama, embaixo do sofá ou da mesa, lâmpadas embutidas... Tudo depende do seu estilo e do que você quer passar. "A iluminação pode modificar um lugar."

Prontinho. Siga nossas dicas e deixe cada cantinho mais aconchegante, iluminando os ambientes conforme a necessidade. Assim, você e sua família vão se sentir mais confortáveis para curtir momentos especiais sem sair de casa.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário