quinta-feira, 6 de junho de 2013

Decoração em Alta

De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Designers de Interiores, o setor de decoração cresceu cerca de 500% nos últimos 10 anos em todo o país. Ainda segundo a pesquisa, a procura por profissionais como decoradores e designers aumentou seis vezes mais no mesmo período. Entre os principais motivos para o crescimento do setor podemos destacar o aumento da renda dos brasileiros nesses últimos anos e a ampliação da classe média e da classe C que se configurou em um vigoroso mercado para atuação de diversas empresas, entre as quais as de decoração. Isso mostra que os brasileiros não apenas desejam a casa própria, mas também conforto e beleza dentro dela.

Antigamente, o pensamento era de que somente grandes e caríssimas residências seriam palcos para atuação de profissionais especializados em decoração e em projetos de ambiente. Hoje, é entendido que o planejamento de uma obra e o auxílio de profissional adequado faz toda a diferença no projeto final e representa um custo em torno de 2% a 5% do valor total da obra. Além de apresentar um melhor custo/benefício em curto prazo, evita e prevê problemas de infraestrutura. O planejamento prévio permite, ainda, otimizar espaços internos e de convivência, evitando desperdícios de áreas, diminuir possibilidades de erros e desperdício de materiais e possibilitar maior viabilidade técnica para a realização da obra.

Uma das maiores dificuldades que encontramos para execução de construções e reformas é pensar de maneira integrada a obra com os projetos de acabamento. Esse intercâmbio poderia reduzir tempo e gastos. Geralmente, a execução de uma obra envolve um grande número de especialistas que, muitas vezes, apresentam problemas que podem ser eliminados ou até minimizados por meio de uma articulação eficiente e da integração dos projetos. A compatibilização dos projetos, realizada por um engenheiro ou arquiteto, permite também essa integração com todas as partes da obra que envolvem os projetos hidráulicos, elétricos, luminotécnicos, de segurança, de condicionamento de ar, entre outros.

Além disso, um bom planejamento gera valor agregado ao imóvel, uma vez que possibilita medir objetivamente o desempenho e a evolução do projeto, confrontando o custo real e o planejado. Realizar esse tipo de planejamento antes do início da obra ou mesmo em uma reforma garante a execução de um trabalho de excelência, com definição correta de materiais e padrão de acabamento e construção. O mercado brasileiro de decoração e projetos está em ascensão e permite a execução de trabalhos cada vez mais econômicos e sustentáveis, aliando sofisticação e tecnologia.
Publicado originalmente em: Caderno de Opinião do Jornal Estado de Minas, por Izabel Souki