sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Transforme materiais recicláveis em objetos de decoração

Confira algumas dicas para criar um ambiente diferente reaproveitando itens da sua casa
Transforme um tubo de PVC em um lindo abajur para a sua sala

Um pouco de tinta verniz ou vitral podem transformar um espelho simples em algo bem diferente

Pinte uma caixa de madeira que já esteja riscada com uma tinta especial e você terá um novo espaço para guardar seus tesouros

Pegue todos os seus discos antigos, coloque-os em uma caixa e feche com um tampão de vidro. Use como mesa

Pinte os potes de conserva em vidro, customizando conforme seu estilo. Eles podem virar maravilhosos porta-trecos

Reciclar nada mais é do que transformar coisas que normalmente descartamos em objetos que possam ser utilizados. Por exemplo, o que você faz com aquelas latas vazias e potes de conservas? Simplesmente joga fora? Se a sua resposta foi sim, é hora de aprender a reaproveitá-los. Caixotes de feira, escadas que você não usa mais, discos antigos, garrafas de refrigerante, retalhos de roupas velhas, revistas... Tudo por ser transformado. Basta usar a imaginação.

"Explorar os objetos provoca uma mudança no contexto no qual estamos acostumados a ver aquele material", afirma a arquiteta Dorys Daher, do Rio de Janeiro. O importante, segundo ela, é ter ideias para transformar uma coisa antiga em algo totalmente novo. Quer um exemplo? "Pegue aqueles discos sem uso, coloque todos em uma caixa e feche com um tampão de vidro. Vira uma mesa", sugere Dorys.

Por isso, em vez de gastar dinheiro com novos objetos, olhe a sua volta e veja o que pode ser reutilizado. Segundo a decoradora Marilene Hauck, de São Paulo, os materiais recicláveis pode ser grandes aliados para criar algo diferenciado na decoração de um ambiente. "Garrafas pet, CDs antigos, discos de vinil, tubos de PVC e até um espelho comum, somados a tintas e pedras, podem virar objetos lindíssimos para decorar uma casa ou um ambiente de trabalho."

Confira algumas dicas das decoradoras Marilene e Izabel Souki, de Belo Horizonte, de materiais que podem ser transformados:

- Móveis usados - Uma cômoda antiga pode ser laqueada com uma cor forte para ganhar nova vida. Outra opção é simplesmente revestir o móvel com um papel de parede.

- Azulejos antigos - Podem ser usados para montar um painel ou uma parede diferente e colorida.

- Garrafas pet – Corte a garrafa em tiras e cole sobre o pano de almofada. Você terá uma almofada personalizada. Outra opção é cortar apenas o bico da garrafa e usá-la como vaso para plantas, ou até mesmo como porta-treco.

- Tubos de PVC - Sabe aquele tubo usado em construção? Você pode pintá-lo ou decorá-lo com acessórios e transformá-lo em um abajur diferente para a sala. É só cortá-lo no diâmetro que quiser, fazer uma adaptação para a lâmpada por dentro e, no lado de fora, decorar como preferir.

- Espelhos - Em vez de jogar fora aquela calça que não serve mais, corte alguns pedaços e cole em volta do espelho do seu banheiro ou do quarto. Outra opção para um espelho comum é usar uma tinta verniz ou vitral e desenhar a figura que quiser. "Você pode customizá-lo com o seu estilo", diz Marilena.

- Latas ou potes de conservas - Tire a tampa da lata, pinte com a sua cor preferida e a transforme em um porta-lápis, porta-escovas ou até um mesmo em um suporte para controle remoto. Com os potes de vidro, basta pintá-los da cor que quiser e customizar com desenhos.

- CD ou disco de vinil - Decore aquele CD ou disco de vinil antigo com fitas, papel de revista, jornal ou algum acessório. No caso do CD, pinte com uma tinta vitral e, nos vinis, use uma tinta aquarela. Eles podem virar uma incrível mandala para você pendurar na parede. "Algumas pedrarias também podem dar um ar mais esotérico", sugere Marilena.

- Caixote de feira - Transforme caixas de madeira que não têm mais função em mesinhas de centro, prateleiras ou estantes para a sua casa. Basta limpar, lixar e pintar com a sua cor preferida – pode ser um tom que dê contraste com a parede, algo básico ou mais artístico. Feito isso, você pode prender na parede, como se fosse um cubo, ou empilhar, montando uma pequena estante. Também é possível usar para guardar livros, CDs, DVDs ou algum enfeite.

- Escada - A escada doméstica também tem muitas utilidades decorativas. Você pode encostá-la na parede e transformá-la em uma estante para livros, ou usá-la para decorar um cantinho especial, colocando alguns objetos nos degraus. Ela pode também se transformar em um espaço para pendurar toalhas no banheiro.

Viu só como é simples? Os detalhes fazem toda a diferença em um ambiente. Depende do que você quer e qual espaço dispõe. Em vez de jogar fora aqueles itens que não usa mais, transforme-os em lindos objetos. Basta um pouquinho de criatividade. Depois de prontos, convide seus amigos para uma reuniãozinha em casa. Pode ter certeza que eles vão adorar a nova decoração. Ensine-os a fazer o mesmo.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Deixe sua casa mais aconchegante

Foto: Dreamstime
Carregando...


























Uma boa iluminação pode tornar qualquer lugar muito mais aconchegante. A luz tem influência direta no humor das pessoas. Por isso, é preciso tratar desse assunto com bastante cuidado e fazer com que cada cantinho da sua casa fique agradável para você curtir os momentos ao lado de sua família.

Mas, para acertar, calcule a quantidade de luz e o modelo de acordo com o papel de cada espaço, a disponibilidade de luz natural e os hábitos dos moradores. Afinal, a iluminação tem o poder de criar sensações de conforto e bem-estar. "A iluminação deve estar em sintonia com o estilo e o conceito do ambiente", afirma a especialista em decoração Izabel Souki, de Belo Horizonte.

Apesar dos diferentes tipos de abajures, suas funções se limitam à proposta de iluminar pequenos focos. "Servem para destacar algum objetivo decorativo, ajudar na leitura ou no trabalho", afirma a arquiteta Aline Rodrigues Meira, de São Paulo.

Vale lembrar que é preciso atenção aos tipos de lâmpadas. "Ambientes diferentes demandam intensidade de luz diferente", destaca Izabel. Confira alguns tipos de lâmpadas indicados pela especialista e suas funcionalidades:

- Dicróica - Dá brilho e é uma luz mais aberta.

- AR - Oferece uma luz de foco. É mais fechada.

- Fluorescente - Além de econômica, proporciona uma luz geral ao ambiente. "Tem sido frequentemente trocada por fita de LED, por ter maior durabilidade." As compactas podem ser encontradas com luz branca ou amarelada.

- Incandescentes - Esquentam mais e consomem mais energia; produzem uma luz mais amarelada.

"Você também pode mesclar alguns tipos em um mesmo lugar, criando cenas adequadas para cada local", ressalta Izabel. “Saber escolher a lâmpada correta pode oferecer conforto e qualidade de luz."

Então, vamos lá. Antes de mais nada, analise qual a finalidade do seu abajur. Nesse momento, devem ser levados em conta cor, tamanho, acabamento, móveis e a real necessidade de luz naquele local.

Confira algumas dicas de Aline e Izabel para deixar os ambientes da sua casa mais gostosos:

- Temperatura da luz - Para locais de trabalho, cozinha, lavanderia e escritório, recomenda-se luz branca, que oferece maior clareza e deixa você mais alerta e ativa. Além disso, segundo Izabel, remete à sensação de limpeza e frescor.

Já a amarela proporciona mais conforto e aconchego, sendo ideal para salas e quartos.

- Salas e quartos - Uma luz dirigida pode destacar algum objeto. São bem-vindos abajures de chão, modernos, rústicos ou coloridos. Valem também aqueles de mesa, ou os mais clássicos.

“Para salas de jantar, o uso de lustres sobre as mesas oferece a claridade necessária para eventos e jantares. Por isso, sugerimos mesclar com luzes mais fracas, como arandelas ou lâmpadas embutidas, para criar cenários propícios para uma conversa ou um jantar romântico", ressalta Izabel.

- Estudo, leitura e trabalho - Para ambientes de leitura, aconselha-se o uso de abajur ou luz de foco, direcionada para o livro, jornal ou revista.

- Sala de televisão - A luz não deve refletir na televisão, para não atrapalhar quem estiver assistindo a algum filme. Por isso, evite algo muito claro. Izabel aconselha o uso do dimmer, dispositivo que varia a intensidade da luz.

- Banheiros - Evite luzes em cima do espelho. Isso pode criar sombras durante a maquiagem. O correto é usar arandelas para iluminar o local.

É preciso lembrar que a iluminação também está diretamente ligada à distribuição dos móveis e dos objetos decorativos. "E, claro, tudo isso está relacionado ao contexto da casa e aos gostos dos proprietários", ressalta Aline. Por isso, nunca deixe de pensar nesse assunto na hora de planejar a sua decoração.

A criação de cenas e o uso correto da luz e da sombra, segundo Izabel, podem dar a sensação de requinte e conforto. "Com técnica e bom gosto, podemos usar as peças de iluminação para fins de decoração, já que são inúmeros os designs de luminárias." Usar luzes atrás da cabeceira da cama, embaixo do sofá ou da mesa, lâmpadas embutidas... Tudo depende do seu estilo e do que você quer passar. "A iluminação pode modificar um lugar."

Prontinho. Siga nossas dicas e deixe cada cantinho mais aconchegante, iluminando os ambientes conforme a necessidade. Assim, você e sua família vão se sentir mais confortáveis para curtir momentos especiais sem sair de casa.