segunda-feira, 25 de abril de 2011

SALÃO INTERNACIONAL DO MÓVEL DE MILÃO - 2011

Neste ano de 2011, O Salão Internacional do Móvel de Milão foi bastante particular. Ele está completando 50 anos. Esse evento contou com muita novidade que encantou o público. Podemos afirmar que esse acontecimento anual é referência para o design internacional. Dentre os eventos paralelos, que acontecem na cidade de Milão, é importante mencionar: as regiões de design como Brera, Zona Tortona e a mais recente Zona Lambrate. Vale a pena conferir. Dentro da feira, neste ano tivemos, alem dos salões tradicionais, mostrando móveis dos estilos moderno, contemporâneo e clássico, o Euroluce, o qual vimos peças de iluminação, e o Ufficio, onde foram mostrados móveis específicos para escritórios.

Tendências, novas tecnologias, formas e materiais que atraem todos os olhares do mundo, no setor de móveis e decoração, são requisitados presentes nessa mostra, ao longo desses anos. Em particular, nesta edição, o polipropileno e o polietileno surgem fortes. Também as cores são usadas para dar charme e modernidade aos objetos e móveis.

Algumas marcas famosas destacam-se: Molteni & C, Moroso e B&B. Elas mostram exuberância nos modelos expostos. Salão que chama a atenção na feira – SaloneSatellite - mostra o quão importante é o talento dos jovens designers. Exibe o potencial desses jovens porque expõe protótipos de móveis criados por eles.

Vale destacar o principal objetivo do Salão Internacional do Móvel de Milão: a criação de uma ponte entre pensadores e produtores: E, mesmo sendo hoje uma grande vitrine do que há de mais moderno e criativo no design de produtos para a casa, a feira continua a ser um importante elo entre boas ideias e o mercado consumidor – incluindo indústrias, revendedores e profissionais do mundo da decoração.

Falar do nascimento dessa feira faz-se necessário: começou em 1961, em uma Itália ainda muito fragilizada. A primeira contou somente com 328 exibidores distribuídos numa área de pouco mais de 11 mil m². Por lá passaram 12.100 visitantes. Muito pouco, se comparado aos 1.326 exibidores que participaram desta esdição, nos oito pavilhões criados pelo arquiteto Massimiliano Fuksas em 2006, no distrito de Rho-Pero.

Numa área total de 142,5 mil m² – sem contar os espaços ocupados por mostras paralelas como Euroluce –, o evento recebeu 297.460 visitantes, sendo 166.578 estrangeiros – 4 mil destes, brasileiros – e 5.110 jornalistas.
O Salão rapidamente provou ser um excelente veículo de marketing para uma indústria altamente fragmentada – com 13 mil empresas e 20 mil pontos de venda e distribuição em todo o país.

As peças de vanguarda, cada vez mais surpreendentes, expostas a cada ano, estão conectadas aos desejos e necessidades do consumidor. 


O Salão ajudou a direcionar o design italiano a ser o sucesso que é hoje em todo o mundo. Tamanha força fez com que outros segmentos que complementam a indústria moveleira no dia a dia das pessoas, tais como os de objetos de decoração, tapeçaria, utensílios domésticos, iluminação e eletrodomésticos, também se beneficiassem.
Mais do que a criação de feiras bianuais voltadas à cozinha (Eurocucina), ao banheiro (Salone del Bagno), à iluminação (Euroluce) e ao mobiliário de escritório (Salone Ufficio), na semana em que acontece o evento, toda Milão se transforma com dezenas de eventos paralelos em lojas, galerias e museus, o chamado circuito Fuori Saloni. Todos voltados ao design, até mesmo as lojas de grifes famosas que enfeitam as ruas de Milão e que não são do ramo moveleiro fazem uma menção à semana do design expondo em suas vitrines alguma peça, como cadeiras e mesas, dentre outros objetos.

O surgimento do Salão do Móvel influenciou não só a criação de estilos, mas também, contribuiu para que o design como um todo, ganhasse a projeção que tem hoje.

domingo, 10 de abril de 2011

Sugestão dada pela São Romão, loja de lindíssimos móveis. Projeto da equipe Izabel Souki Engenharia e Projetos.

Fazia bastante tempo que não dávamos dicas de onde ir, principalmente em Belo Horizonte. Como hoje é sexta feira retomamos essa pauta e escolhemos o Verano Studio Gourmet como a dica do final de semana.

A idéia da casa que o cliente coma bem de forma descontraída e inovadora. O restaurante funciona com sistema de menu degustação com entrada, prato principal e sobremesa.

Com espaço para 80 pessoas, a casa conta com três ambientes sendo um salão principal, um deck ao ar livre e um espaço onde são promovidas aulas show de gastronomia com chefs convidados e cursos de vinhos e cervejas. O lado sustentável não foi deixado de lado, o deck foi todo construído com madeira ecologicamente correta, nos banheiros foi instalado sistema hidráulico que evita o desperdício de água e no projeto de iluminação dos salões optaram pela iluminação direta na intenção de diminuir o gasto de energia. O Verano possui também uma horta onde são colhidos parte dos ingredientes dos pratos.

Não deixe de pedir o cardápio de drinks, com inúmeras variações e misturas inusitadas, o Strawberry Mojito é uma excelente pedida!





Home Theater


Curtir um cinema em casa... Um home theater é muito bom!!